Águia-pescadora - Osprey (Pandion haliaetus)

Osprey

Sempre quis ver esta ave, porém, sabia da dificuldade já que em Campo Grande/MS, cidade onde moro e que realizo 90% das minhas passarinhadas, ela ainda não tem registro. Em agosto de 2018 fui a Porto Murtinho/MS realizar um trabalho de estruturação para o Turismo de Observação de Aves. 

Seguimos para um local chamado Parque Natural Municipal Cachoeira do Apa, uma Unidade de Conservação municipal. Fomos numa expedição contando com diversos observadores de aves tarimbados, Simone Mamede, Maristela Benites, Bolivar Porto, eu e os servidores da prefeitura que trabalham na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente. 

No caminho até o Parque, cerca de 30 km em estrada de terra bem cuidada, fomos parando para passarinhar e vimos diversas aves interessantes como a Tiriba-fogo, Maitaca-verde, Arara-vermelha, Papagaios, Pica-paus, dentre outros. Quando chegamos ao local percebi a maravilha da natureza, muito bonito e interessante e com avifauna abundante.


 

 
Cachoeira do Apa

Passarinhamos nas pedras a beira da cachoeira e foi muito interessante e desafiador, pois o local é cheio de pedras nas quais para nos locomovermos precisamos nos apoiar, pensa como não é fácil fazer isso carregando equipamentos fotográficos pesados, porém, valeu muito a pena.

Na volta paramos para descansar numa das margens do Rio Apa, esse rio é a linha de fronteira entre o Brasil e o Paraguay. Em conversa com a equipe eu falei: - Bem que poderia aparecer agora uma Águia-pescadora por aqui, para mim seria um lifer! A Maristela que é Bióloga e Ornitóloga me disse: - Essa época do ano elas estão para América do Norte onde estão reproduzindo, porém, pode ter ficado algum jovem por aqui!

Nem dois minutos depois dela ter terminado de falar, eis que surge majestosamente sobrevoando as águas do Rio Apa a Água-pescadora, como predito pela Maris, um jovem pescando nas águas do rio e eu pude registrá-la. Foi simplesmente inesquecível... 




Esses somos nós que vimos essa lindeza alada pescar sobrevoando o Rio Apa:

Boliva Porto (Fundtur/MS)
Carlos Heyn (Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Porto Murtinho)
Maristela Benites (Instituto Mamede)
Simone Mamede (Instituto Mamede)
Annie Diaz (Turismóloga da Pref. de Porto Murtinho)
Geancarlo Merighi (Fundtur/MS - As Belezas de Nosso Quintal)

Comentários