Choguy, Choguy, Choguy...


Este é o Sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca), ave comum aqui em Mato Grosso do Sul podendo ser encontrada em parques, jardins, fazendas, dentre outros lugares. No Paraguay é conhecido como "Choguy", por conta seu conta ...choguy, choguy, choguy...
No Paraguay existe um lenda bem bonita e interessante que fala de um indiozinho guarani que gostava de comer laranjas enquanto observava as aves que lhe encantavam pela liberdade de voarem. Ele subia no pé de laranja e lá ficava várias horas enquanto sua mãe sai para fazer seus afazeres.
Um dia sua mãe lhe adivertiu para não fazer mais aquilo que era perigoso e disse que se fizesse novamente lhe castigaria, então ele desobedeceu sua mãe e subiu no pé de laranjeira e ficou lá comendo laranjas, quando sua mãe chegou e viu o filho deu um grito com ele que se assustou e caiu do pé de laranja e, não resistindo morreu.
Sou mãe o pegou nos braços e chorou profundamente derramando suas lágrimas sobre seu corpo e, naquele momento o indiozinho se transformou em um Pássaro Choguy, saiu voando livre, cantando e pousando nos pés de laranja para comer o fruto que mais gostava.
Neste link tem a lenda completa com detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=Puq-H_YnB6o





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTO MURTINHO-MS: PASSARINHANDO NO CHACO BRASILEIRO

URUBU-REI - Sarcoramphus papa (King Vulture)