quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PASSARINHADAS REVIGORANTES EM TERENOS-MS

Cabeça-seca – Wood Stork (Mycteria americana) e Colhereiro – Roseate Spoonbill (Platalea ajaja)


Na semana passada recebi a ligação de um grande amigo, amizade esta que venho cultivando graças à observação de aves. Seu nome é Leonardo Duarte, um jurista bem atarefado e, assim como eu, encantado pela natureza em sua forma mais plena. Em sua ligação ele me convida de forma simples: - “Vamos ver os Caboclinhos?”.

Bom isso era uma segunda-feira de uma semana lotada, com um feriado abençoado na sexta-feira. Mas com o Léo é bem assim, outra vez eram aproximadamente 17 horas, eu estava no trabalho e ele me ligou e disse que estava passando às 19 horas para irmos ver a  Coruja-orelhuda - Striped Owl (Asio clamator) que ele havia escutado sua vocalização enquanto caminhava em um bairro de Campo Grande/MS. Fomos ele, Marco Antônio Lemos e eu, veja só o resultado:

Coruja-orelhuda - Striped Owl (Asio clamator)

Falei para ele que só poderia na sexta-feira por conta do feriado do dia do Servidor Público e ele topou. Convidei também o Carlão e o ponto de encontro foi na casa dele. Fomos bem cedinho para Terenos/MS, aonde é possível avistar com facilidade várias espécies de Sporophilas, dentre elas algumas de Caboclinhos. Ele me disse com sua peculiar emoção ao se reportar a natureza: -“Vamos que eu tô com saudade dos Caboclinhos”!

Foi muito legal, como o Léo estava bastante atarefado em seu escritório só pode ficar conosco uma hora e meia, porém, foi o suficiente para vermos algumas das espécies de caboclinhos que convivem por lá e ainda batermos mais um lifer ele e eu, o Caboclinho-de-papo-escuro - Dark-throated Seedeater (S. ruficollis). Eu ainda consegui mais um o Irré – Swainson´s Flycatcher (Myiarchus swainsoni).


Caboclinho-de-papo-escuro - Dark-throated Seedeater (S. ruficollis)

Observamos também o Caboclinho-de-barriga-vermelha – Tawny-beliied Seedeater (S. Hypoxantha) e também a variação Uruguaya desta espécie, o Caboclinho-de-chapéu-cinzento – Chestnut Seedeater (S. cinnamomea), o Caboclinho –  Copper Seedeater (S. bouvreuil); o Caboclinho-branco – Pearly-beliied Seedeater (S. pileata), o Caboclinho-de-papo-branco – Marsh Seedeater (S. palustres), o Coleirinho – Double-collared Seedeater (S. caerulescens), dentre outras espécies.

Foi uma ótima manhã com aves, amigos, boas conversas e um gelado Tereré que não falta quando o Carlão tá no grupo.

No outro dia fomos novamente para Terenos/MS em um grupo maior, onde estávamos o Victor Nascimento (Vitinho), Helder Brandão, Renato Sproesser, Carlos Iracy (Carlão), Fabyano Costa e eu. Iria também o Márcio Cavalheiro mais ele ficou com medo da chuva (kkkk), brincadeira Marcião!


Caboclinho-de-barriga-vermelha – Tawny-beliied Seedeater (S. Hypoxantha)

A missão era ver os caboclinhos e o Galito – Cock-tailed Tyrant (Alectrurus tricolor), esse ultimo que não apareceu. Entretanto, tivemos um verdadeiro show da Saña-carijo – Ash-throated Cracke (Porzana albicollis), que não se fez de tímida e até acasalou em nossa presença.

Outra ave que há algum tempo eu vinha procurando apareceu por lá o Filipe – Bran-colored Flycatcher (Myiophobus fasciatus). Esse foi meu lifer do dia. Avistamos também o Encontro – Variable Oriole (Icterus pyrrhopterus), a Guaracava-grande – Large Elaenia (Elaenia spectabilis), o Coleiro-do-Brejo – Rusty-collared Seedeater (Sporophila collaris) e todos os sporophilas mencionados acima, o Pato-do-mato – Muscovy Duck (Cairina moschata) , o Tipio – Grassland Yellow-finch (Sicalis luteola) e um bando de aves pernaltas composto por Garça-branca-grande –  Great Egret (Ardea alba), Cabeça-seca – Wood Stork (Mycteria americana) e Colhereiro – Roseate Spoonbill (Platalea ajaja), dentre outras aves.


Saña-carijo – Ash-throated Cracke (Porzana albicollis)


Para mim o ponto alto, além das Sañas desavergonhadas, foi esse bando de aves pernaltas, foi muito emocionante ver e registrar o voo delas de uma lagoa a outra (foto do inicio). Essas duas passarinhadas para mim foram revigorantes, pois, fazia já algum tempo que não saía com os amigos para uma passarinhada.

Em pé da esquerda para direits (kkk): 
Renato, Fabyano, Geancarlo, Vitinho, Carlão e Helder.
Foto: Victor Nascimento (Vitinho)
Obs: A foto foi tirada pelo mourão da cerca com a máquina do Vitinho (kkkk)


Nenhum comentário:

Postar um comentário