sábado, 7 de setembro de 2013

VIRA-BOSTA - Molothrus bonariensis (Shiny Cowbird)


O Vira-bosta ou Chupim é uma ave Passeriforme da Família dos Icterídeos. Comum em Mato Grosso do Sul, tem hábitos alimentares um pouco generalista, ou seja, come desde de sementes e grãos até insetos. É possível encontrá-los em pequenos bandos nas áreas urbanas em Campo Grande-MS, principalmente nos parques de lazer da cidade que possuem áreas arborizadas e, em alguns, mata ciliar preservadas, como é o caso do Parque das Nações Indígenas onde fiz o registro cima.

Um detalhe interessante desta ave é que ela não faz ninho para botar seus ovos e sim, faz um espécie de "terceirização", botando seus ovos em ninhos de outras espécies (hospedeiros), as quais chocam e "adotam" o filhote do Chupim. Assim, é comum ver filhotes desta espécie sendo criados e alimentados por outras aves, como é possível notar no registro abaixo feito no mesmo parque, onde um Cardeal esta cuidando de um filhote de Vira-bosta:


É bem fácil de confundir o Vira-bosta com a Graúna, pois são semelhantes estas duas espécies de coloração inteiramente preta. Um detalhe é o bico, que na Graúna é um pouco mais comprido e mais fino. Outro detalhe a cor negra do Chupim é mais metalizada, chegando a apresentar um tom preto-azulado, o que não ocorre na Graúna.

Geancarlo Merighi



Nenhum comentário:

Postar um comentário