segunda-feira, 25 de março de 2013

CATURRITA - Myiopsitta monachus (Monk Parakeet)

 CATURRITA - Nome em InglêsMonk Parakeet - Nome Científico: Myiopsitta monachus

Esta é uma ave da Ordem Psittaciformes da Família dos Psitacídeos (Psittacidae). A base da alimentação dessa ave é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos. É comum vê-las se alimentando em poleiros onde são colocados alimentos ou sementes.

São aves que mede aproximadamente 30 cm quando adulta e sua cor predominante é a verde que se espalha por todo dorso e cauda. Na barriga, peito, garganta e testa a cor é acinzentada. No peito, a plumagem é escamada e nas asas e cauda possuem penas longas azuladas. O bico é pequeno e alaranjado.


As caturritas são aves gregárias e não migratórias, que vivem em bandos de 15 a 20 aves, há registro de bando com mais de 100 indivíduos. Na época de reprodução decorre de julho a novembro quando, ao contrário dos demais psitacídeos, constrói seu próprio ninho com gravetos, nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores. Os ninhos são estruturas cilíndricas fechadas, podendo ser comunitário, ou seja, unidos aos ninhos vizinhos através das paredes externas. Outro detalhe importante é que os ninhos são usados durante todo o ano. Quando não estão no período reprodutivo, as caturritas usam-nos para dormir ou como proteção em caso de tempestades. As caturritas chegam a por 11 ovos por postura, sendo que cerca de 7 dos filhotes conseguem chegar a idade adulta. Habita principalmente nas florestas secas, de galeria, plantações e áreas urbanas, até 1000 m. No sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, a caturrita é considerada praga em zonas de cultivo de milho e sorgo e em pomares. Com o desaparecimento das matas onde viviam, as caturritas começaram a procurar alimento nas culturas que hoje ocupam seu habitat natural. Com alimento fácil e a extinção progressiva de seus predadores, como o gavião, a população da espécie aumentou facilmente.



Observei as aves das imagens dessa postagem na Pousada Santa Clara. Está é uma pousada pantaneira que está localizada na Estrada Parque Pantanal Sul no Município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul - Brasil. São aves comuns no local e, pela manhã, os bandos de Monk Parakeet fazem a maior algazarra buscando alimentos nas arvores e poleiros de alimentação que existem no pátio central da pousada. Esta é uma ótima opção para sua próxima viagem de observação de aves.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi


 Fontes das informações técnicas:
Sources of technical information:

Sites:

http://www.wikiaves.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/

Livro:

GWYNNE, J. A.; RIDGLELY, R. S.; TUDOR, G.; ARGEL, M. Aves do Brasil - Cerrado & Pantanal. Ed. Horizonte - SP - 2010.
PIVATTO, M. A. C.; ENDRIGO, E.; BERNARDON, G. Guia Fotográfico Aves do Pantanal. Aves&FotosEditora - SP - 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário