segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ROLINHA-PICUI - Columbina picui (Picui Ground-Dove)

ROLINHA-PICUI - Nome em Inglês: Picui Ground-Dove - Nome Científico: Columbina picui

Esta é uma ave da Ordem Columbiforme da Família dos Columbídeos (Columbidae), que inclui os pombos, pombas, rolas e rolinhas. Em latim Columbus significa pomba, e vários nomes de gêneros derivam desta denominação. São aves muito comuns nos meios urbanos. A Rolinha-picui é também conhecida por outros nomes comuns como rola-pajeú, rola-de-são-josé, rolinha-picui e rolinha-branca.

Esta rolinha pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. É comum em regiões semi-abertas, capoeiras, beiras de matas mesófilas, matas secas, cerrados, plantações, campos e pastos sujos ou “tigüeras”. Aparece nas proximidades da orla marítima nos campos litorâneos. Vive em casais ou pequenos grupos, algumas vezes misturando-se às outras rolinhas. Ocupa ambientes abertos.



No Pantanal, domina um tom pardo-amarronzado. Na asa, a listra escura (iridescente, sob ótimas condições de luz) é característica. Ao voar, destaca-se a grande área branca da asa e outra área branca na cauda. Ao levantar voo, tais áreas brancas podem confundi-la com a Fogo-apagou. Íris arroxeada, com uma fina listra escura até o bico. Alimenta-se de grãos. 


Está é uma ave muito comum em Campo Grande e em todo Estado de Mato Grosso do Sul. As imagens desta postagem foram feitas em Campo Grande sendo que a primeira foi feita na área urbana e a segunda em uma região semi-urbanizada com uma reserva de mata conservada.

"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi




Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://en.wikipedia.org (Acesso em  18/02/2013)
http://www.wikiaves.com.br(Acesso em  18/02/2013)



Livro:



GWYNNE, J. A.; RIDGLELY, R. S.; TUDOR, G.; ARGEL, M. Aves do Brasil - Cerrado & Pantanal. Ed. Horizonte - SP - 2010.




Nenhum comentário:

Postar um comentário