sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PERIQUITO-DE-ENCONTRO-AMARELO - Brotogeris chiriri (Yellow-chevroned Parakeet)

PERIQUITO-DE-ENCONTRO-AMARELO - Nome em Inglês: Yellow-chevroned Parakeet - Nome Científico: Brotogeris chiriri

Esta é uma ave da Ordem Psittaciforme da família dos Psitacídeos (Psittacidae)Também conhecido como periquito-de-asa-amarela e periquito-estrela. 

Apresenta uma faixa amarela nas coberteiras superiores das rêmiges secundárias de cada asa, isto é, na região superior das asas e uma coloração amarelo-esverdeada em sua face. Os indivíduos adultos medem de 22,0 a 23,5 centímetros de comprimento, cauda 10 centímetros e asas cerca de 12,5 centímetros. Possui bico resistente e de cor branco-amarronzada, pelo qual parte seu alimento. Ao redor de seus olhos escuros, existe uma delimitação branca formada apenas pela pele. Possui difícil diferenciação sexual.



Sua dieta compreende sementes e frutos. Estas aves podem ser encontradas em campos de vegetação baixa, ilhas de matas intercaladas, matas ciliares, cerrados e cerradões. Desloca-se em bandos, muitas vezes de muitos indivíduos. Adaptou-se aos ambientes urbanos, onde tornou-se muito comum.






Esta ave é bem comum em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul. Fiz estas imagens em diversos locais da cidade. Eles aproximam-se bastante dos locais onde estão pessoas, como se pode notar na terceira imagem que fiz, onde o periquito-de-encontro-amarelo pouso e ficou durante um grande período em uma arvore em frente a sacada do meu apartamento não se importando com a movimentação de pessoas e carro do local.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://www.wikiaves.com.br (Acesso em  01/02/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário