segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TUIM - Forpus xanthopterygius (Blue-winged Parrotlet)

TUIM - Nome em Inglês: Blue-winged Parrotlet - Nome Científico: Forpus xanthopterygius

O Tuim é uma ave da Ordem dos  Psittaciformes da Família dos Psitacídeos (Psittacidae). São ave que se alimentam de sementes de grama e plantas herbáceas, bagas, frutos, brotos e, provavelmente, flores. 

Dos papagaios e periquitos brasileiros é o de tamanho menor, possuindo seu corpo todo de coloração verde que escurece nas costas. Mede aproximadamente 12 cm e chega a pesar em média 26 gramas. O macho é verde com uma grande área azul na asa e no baixo dorso. A fêmea é totalmente verde, ligeiramente mais pálido e mais amarelado nas partes ventrais. Bico é pequeno e de cor de marfim com cinza na base da mandíbula superior. Possui íris marrom escuro e patas cinza.



Ocorre no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia; também no alto Amazonas até o Peru e Colômbia. Vivem em bandos de até 20 tuins e sempre que pousam, se agrupam em casais. Habitam as bordas das mata ribeirinha, mata seca e cerradões. Muito ativos, deslocam-se por grandes áreas, sempre com gritos de contato. Os chamados são agudos, em tons mais baixos do que os do periquito, além de serem mais curtos.


Aviste estas três aves em uma passarinhada que fizemos no Centro de Educação Ambiental Odilza Bittar - CEA Imbirussu em Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil. Participaram desta passarinhada os membro do Clube de Observadores de Aves de Campo Grande - COACGR.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://pt.wikipedia.org (Acesso em  28/01/2013)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em  28/01/2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário