quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MERGULHÃO-PEQUENO - Tachybaptus dominicus (Least Grebe)

MERGULHÃO-PEQUENO - Nome em Inglês: Least Grebe - Nome Científico: Tachybaptus dominicus


Esta é uma ave aquática da família Podicipedidae, que é a única família de aves da ordem Podicipediformes, e possui suas 22 espécies de mergulhões. O grupo está presente em todos os continentes, excepto nas regiões polares e a maioria das ilhas oceânicas. Os mergulhões são aves de médio porte, sobretudo aquáticas que habitam zonas de água doce como estuários, lagos e rios. 

O mergulhão-pequeno ocorre do sudoeste dos Estados Unidos e México ao Chile e Argentina, sendo também encontrado em Trinidad e Tobago, Bahamas e Grandes AntilhasMedem de 21 a 26 cm, pesando de 130 a 180 g. Menor mergulhão do continente. De cor pardo-acinzentado com a garganta preta na época do acasalamento; asas com grande espelho branco que chamam a atenção quando a ave arruma as penas ou voa; olhos amarelo-claros.


É também conhecido como mergulhão-pompom. Alimenta-se de peixes pequenos, alevinos, girinos e invertebrados diversos. Apanham o alimento geralmente sob a água em mergulhos que podem durar até 15 segundos. Come também algas e outras matérias vegetais. 



Avistei esta ave em uma lagoa em Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://pt.wikipedia.org (Acesso em  08/01/2013)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em  08/01/2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário