quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

GARÇA-MOURA - Ardea cocoi (Cocoi Heron)

GARÇA-MOURA - Nome Científico: Ardea cocoi - Nome em Inglês: Cocoi Heron


A Garça-moura é uma ave da ordem Pelecaniformes, família Ardeidae (Ardeídeos). Medindo aproximados 125 cm de altura e 180 cm de envergadura é a maior garça do Brasil. Sua face é de cor preta com o loro (região entre os olhos e bico) azul-claro. Corpo coberto com penas azuis acinzentadas e com manchas pretas no pescoço e abdômen.  Sua patas são preta e bico amarelo.

Também conhecida como maguari, socó-de-penacho, baguari, margoari (Amazônia), garça-parda (Rio Grande do Sul), socó-grande e joão-grande. Alimenta-se de  peixes, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e pequenos répteis. Esta garça consegue captura presas de lugares mais fundos, os quais outras garças não conseguem alcançar.



Vive solitária fora do período reprodutivo, quando reúne-se nos ninhais; no entanto, mesmo nesse período, a maioria mantém-se isolada durante deslocamentos para alimentação. Voa em linha reta, com lentas batidas ritmadas de asas. Sua voz e um fortíssimo “rrab (rrab rrab)”, baixo e profundo (clique aqui para ouvir a vocalização desta ave).



Está presente em todo o Brasil, mas também pode ser encontrado também do Panamá ao Chile, Argentina, e nas Ilhas Malvinas. Ficam na beira de lagos de água doce, rios, estuários, manguezais e alagados. Geralmente solitário e desconfiado exceto no período reprodutivo, ou seja, fica em grupos na maior parte do ano por que na maior parte do ano está em reprodução (de janeiro a outubro). .Possui um longo período de nidificação que vai de janeiro a outubro. Nidifica em plataformas de galhos, em ninhais que geralmente ficam na parte superior e exterior das árvores mais altas, ao lado de outras aves aquáticas.Nascem de 3 a 4 filhotes que são chocados e cuidados pelo casal.



Avistei esta ave em um lagoa a beira da BR 262 em Miranda/MS, região de confluencia entre os biomas Cerrado e Pantanal. No sentido Miranda-Anastácio a lagoa fica à direita da pista e deve ter em média uns 2 hectares de espelho d'água o que propicia, como foi possível avistar, um grande número de aves que se valem desse ambiente para se alimentar.

"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://pt.wikipedia.org (Acesso em  17/01/2013)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em  17/01/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário