sábado, 15 de dezembro de 2012

CHOCA-BARRADA - Thamnophilus doliatus (Barred Antshrike)


CHOCA-BARRADA - Nome em Inglês: Barred Antshrike - Nome Científico: Thamnophilus doliatus


Ave da Ordem Passeriforme da Família dos Tamnofilídeos (Thamnophilidae). Esta é uma família típica da América do Sul. O grupo inclui 190 espécies, classificadas em 43 gêneros e estão muito bem representados no Brasil, onde ocorrem 169 das espécies conhecidas, 47 das quais endêmicas. O grupo é muito variado e inclui aves como  choquinhas e formigueiros.

A Choca-barrada ocorre do México à Bolívia, Norte da Argentina, e no Brasil, na faixa central do País, desde o Paraná até Roraima e o Amapá. também conhecida por maria-cocá, chorró-cocá (em Minas Gerais) e gata-veia (no interior paulista), esta ave apresenta um canto melodioso de chamada, com uma sequência acelerada e depois descendente. 


O macho apresenta coloração negra todo barrado em tons de branco e cinza claro. O topete é inteiro negro. A fêmea apresenta coloração amarronzada e possui somente os lados da cabeça estriados. Apresenta um comprimento de 16 centímetros. É insetívoro alimentando-se de invertebrados.



A primeira imagem é de um macho e foi feita no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande-MS. Ouvi seu canto e logo o percebi em um arbusto, fiz algumas imagens e ele se escondeu em uma grande moita de Boldo. A segunda imagem é de uma fêmea que fotografei em uma laranjeira em frente de uma residência no bairro Moreninha II também em Campo Grande.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://pt.wikipedia.org (Acesso em  15/12/2012)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em 15/12/2012)

http://www.terradagente.com.br (Acesso em 15/12/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário