terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ASA-DE-TELHA - Agelaioides badius (Bay-winged Cowbird)

ASA-DE-TELHA - Nome em Inglês: Bay-winged Cowbird - Nome Científico: Agelaioides badius


É uma espécie da Ordem Passeriforme pertencente a Família dos Icteridae (Icterídeos). Os Icterídeos é uma família composta por 87 espécies que estão presentes desde o Alasca até a Argentina. Habitam geralmente florestas e florestas abertas. Algumas espécies desta família são canoras¹ notáveis.

O Asa-de-telha mede entre 15 a 17 cm e não possui dimorfismo sexual². Sua cor predominante é marrom escuro, sendo as asas e a cauda mais escuras e as orlas das penas coberteiras marrom-avermelhado. Possui bico cônico, tarsos³ negros e uma mascara negra ao redor dos olhos.



Sua denominação mudou, anteriormente era “Molothrus badius”. Vive em grupos de até 20 aves e se adapta a locais semi-urbanizados, sendo comum ao redor das fazendas e nas praças de alguns povoados do interior.

Alimenta-se de grãos e frutas e, no Brasil, ocorre do nordeste à Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. 



(Clique aqui para ouvir o chamado desta ave)



¹ São aves que possuem um canto harmonioso.

² É considerado quando há ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com     características físicas não sexuais marcadamente diferentes. 

³ Região entre o joelho e os pés.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:

Sites:

http://www.infopedia.pt (Acesso em 04/12/2012)
http://pt.wikipedia.org (Acesso em  04/12/2012)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em 04/12/2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário