quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MARTIM-PESCADOR-GRANDE - Megaceryle torquata (Ringed Kingfisher)

MARTIM-PESCADOR-GRANDE - Nome em Inglês: Ringed Kingfisher - Nome Científico: Megaceryle torquata


Ave da família Alcedinidae é uma espécie de martim-pescador natural da região do México até a chamada Terra do Fogo, no extremo sul da América. No Brasil é a maior espécie de martim-pescador.

Mede 42 centímetros pesando entre 305-341g. Bico grande com cerca de 8 cm, partes superiores azuladas, garganta e pescoço brancos; macho com peito e abdome ferrugíneos e a fêmea com peito azulado e uma estreita faixa branca logo abaixo e abdome ferrugíneo.

Também são conhecidas pelos nomes de ariramba-grandecaracaxácracaxámartim-cachá,martim-cachaçamartim-grande e matraca.



Alimenta-se de peixes e, dependendo das condições de dificuldades para pescá-los ou sua falta, podem alimentar-se também de insetos, pequenos répteis, sapos e caranguejos.

faz seu ninho em barrancos ou rochas e, durante o período de reprodução, vivem aos casais. O casal se reveza na execução de longas galerias tortuosas, de um a dois metros de comprimento onde são postos de dois a seis ovos, arredondados e de um branco puro, diretamente no substrato. O casal reveza-se a cada vinte e quatro horas na incubação. Em média os ovos eclodem em 22 dias. Os filhotes nascem nus e cegos e abandonam o ninho em 35 dias.

Fiz as fotografias desta postagem em Porto Murtinho/MS nas margens do Rio Paraguai que separa o território brasileiro (Mato Grosso do Sul) do paraguaio (Dep. de Alto Paraguai - região do chaco paraguaio). Já registrei também esta espécie em Campo Grande/MS (Capital do Estado) na área do Parque das Nações Indígenas.


(Clique aqui para ouvir o chamado desta ave)



"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:
Sites:
http://pt.wikipedia.org (Acesso em 28/11/2012 às 14h)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em 28/11/2012 às 14h)



Nenhum comentário:

Postar um comentário