quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CHOROZINHO-DE-BICO-COMPRIDO - Herpsilochmus longirostris (Large-billed Antwren)


CHOROZINHO-DE-BICO-COMPRIDO - Nome em Inglês: Large-billed Antwren - Nome Científico: Herpsilochmus longirostris


Está é uma ave da família Thamnophilidae, que é composta por aves passeriformes, típica da América do Sul. O grupo inclui 190 espécies, classificadas em 43 gêneros. Os tamnofilídeos estão muito bem representados no Brasil, onde ocorrem 169 das espécies conhecidas, 47 das quais endêmicas. A lista de animais brasileiros em risco de extinção lista 17 tamnofilídeos. O grupo é muito variado e inclui aves como o ipecuá, choquinhas, formigueiros, chororós e zidiês, dentre outros. Os tamnofilídeos são aves muito variáveis em aspecto, adaptadas a vários ambientes, mas a maioria tem modo de alimentação insectívoro e ocorrem em zonas florestadas.


Os dois sexos são muito distintos. Enquanto o macho parece uma versão maior e mais escura do chorozinho-de-chapéu-preto (Herpsilochmus atricapillus), com o peito levemente riscado, a fêmea é completamente diferente. A coloração dominante é um alaranjado forte, mais amarelado no ventre. Asas e cauda com os pontos brancos e contrastes como no macho, mas a cabeça sem qualquer marca, exceto por uma área levemente acinzentada abaixo dos olhos (de difícil observação).


O canto possui uma estrutura forte e grave. As últimas notas são mais espaçadas. Macho e fêmea cantam, balançando a cauda ao mesmo tempo. 


Alimenta de invertebrados que caça entre a folhagens. Ocupa a parte alta das matas ciliares, cerradões e mata seca. Raramente desce a menos de 3 metros do chão. É mais fácil escutá-los do que vê-los. Vivem em casais ou pequenos grupos, ocasionalmente em bandos mistos com outras espécies de insetívoros pequenos da copa. Ocorre nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Tocantis e Distrito Federal.


As fotografias foram feitas em Campo Grande - Mato Grosso do Sul. 

"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:
Sites:
http://pt.wikipedia.org
http://www.wikiaves.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário