sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CARDEAL - Paroaria coronata (Red-crested Cardinal)

CARDEAL - Nome em Inglês: Red-crested Cardinal - Nome Científico: Paroaria coronata


O Cardeal, é uma ave da Ordem Passeriforme da Família Emberizidae (os emberizídeos são aves de pequeno a médio porte, com cerca de 10 a 25 cm de comprimento. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas e, nas espécies onde o dimorfismo sexual está presente, têm cores mais brilhantes).

O Cardeal mede aproximados 18 cm, e possuem um topete grande e ereto na cor vermelho-encarnado, característica que lhes dá um de seus nomes populares como cardeal-de-topete-vermelho. É  também conhecido como cardeal-do-sul,  galo-de-campina, guiratirica e tié-guaçu-paroara.

Ocorre da Argentina até a BolíviaParaguaiUruguai e no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, a oeste do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul (principalmente nas região do pantanal e peri-pantaneira) e ainda nos Estados Unidos da América. Sua alimentação é a base de grãos.

(Clique aqui para ouvir o canto desta ave)

As imagens fotográficas desta postagem foram feita nas dependências do Hotel Saladero Cuê em Porto Murtinho-MS. Avistei também um casal na Pousada Princesa do Apa em Bela Vista-MS, porém, não fiz o registro fotográfico. Há registro no WikiAves de avistamento desta ave Parque das Nações Indígenas em Campo Grande-MS.


"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 


©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:
Sites:
http://pt.wikipedia.org (Acesso em 23/11/2012 às 17h)
http://www.wikiaves.com.br (Acesso em 23/11/2012 às 17h)



Nenhum comentário:

Postar um comentário