terça-feira, 30 de outubro de 2012

SANHAÇU-CINZENTO - Tangara sayaca (Sayaca Tanager)


Está é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Está família compreende espécies dos mais variados tipos, conhecidos genericamente como tiês, sendo que a maioria das espécies são endêmicas das AméricasOs pássaros desta espécie são de pequeno a médio porte e sessenta por cento deles vivem na América do Sul e, destes, trinta por cento vivem nos Andes

São também conhecido como sanhaçu-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaçu-comum, sanhaçu-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul e sanhaçu-azul (Natal/RN). É uma das aves mais comuns do país, conhecida pelo de realizar acrobacias quando na disputa por frutas com outros pássaros.


Os sanhaçus são onívoros, sendo que sua dieta é variada em frutos, folhas, brotos, flores, néctar e insetos, entre estes os alados que são capturados durante o voo. Vivem normalmente na copa das árvores em busca dos frutos maduros, mas é intrépido o suficiente para apanhar também os caídos. Costuma frequentar comedouros com frutas.

Possuem um tamanho aproximado de 18 centímetros e 42 gramas de peso (macho), tem o corpo cinzento, ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras. A cauda e as pontas das asas são azuis-esverdeadas, porém pouco contrastantes. Os imaturos são esverdeados. É sem dúvida o sanhaçu mais comum em nosso país. Tem um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas.



"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 

©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:
Sites:
http://pt.wikipedia.org
http://www.wikiaves.com.br
Publicações consultadas:
Guia Prático do Observador de Aves - Márcio Amorim Efe



Nenhum comentário:

Postar um comentário