terça-feira, 9 de outubro de 2012

SAÍ-ANDORINHA - Tersina viridis (Swallow Tanager)


SAÍ-ANDORINHA - Nome em Inglês: Swallow Tanager - Nome Científico: Tersina viridis

É uma ave da família Thraupidae. É considerado um dos mais belos pássaros de nosso país. Ocorre do Panamá até a Argentina e no Brasil. Possui acentuado dimorfismo sexual com os machos tendo uma plumagem muito mais vistosa do que as fêmeas. O macho apresenta coloração azul-brilhante com a cara e a garganta negra e barriga branca. A fêmea e o macho juvenil são esverdeados, em tom brilhante nas costas e amarelado nas partes inferiores. Nos dois sexos, há uma série de riscas escuras na plumagem ventral, branca no centro da barriga do macho e amarelada na fêmea.


Esta fotografias foram feitas no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande-MS. No parque existem diversos pés de amora que, nesta época do ano, estão carregados de frutos e os saís, saíra, sabiás, sanhaçus dentre outros, fazem uma verdadeira algazarra comendo a fruta. Vale a pena conferir ao vivo!!!! 

Conheça o canto desta ave clicando aqui!


Nota Técnica:

Em biologia, o dimorfismo sexual é considerado quando há ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com características físicas não sexuais marcadamente diferentes. A função destas diferenças, em muitos casos, está relacionada à luta dos indivíduos pelo direito de se reproduzir, usando tais caracteres para lutar por um(a) parceiro(a), ou impressioná-lo(a) com os seus dotes. Exemplos claros de dimorfismo sexual podem ser observados em leões (cujo macho possui uma juba, ausente nas fêmeas), mandris(cujo macho possui a face intensamente colorida e pelagem negra, enquanto a fêmea é completamente castanha), certas espécies de cervo (cujos machos adultos possuem galhadas mais ou menos desenvolvidas, ausentes nas fêmeas), aranhas (cujo macho é normalmente muitas vezes menor que a fêmea), e muitas espécies de aves.

"A Natureza é repleta de belezas que encantam as pessoas que nela prestam atenção!" 

©Geancarlo Merighi



Fontes das informações técnicas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário